A inteligência artificial vem sendo tema de diversos debates, reportagens e assuntos em diferentes mídias diariamente. Mas, você já parou para pensar qual o impacto da IA na saúde mental?
Hoje queremos mostrar como essa tecnologia vem impactando as pessoas tanto pessoal quanto profissionalmente, além de revelar o que as pesquisas falam sobre o assunto.
Então, se deseja saber mais, continue a leitura para conferir!
O impacto da IA na saúde mental das pessoas
Não há como negar que nos últimos anos a inteligência artificial vem ganhando um enorme espaço no cotidiano de muitas pessoas, seja no trabalho, em casa, nos momentos de lazer e até, mesmo, em seus comportamentos diários. Porém, à medida que a IA é uma parte cada vez mais presente em nossas vidas, precisamos realmente entender como essa inovação pode impactar a nossa saúde mental.
Então, para pensarmos sobre isso, a seguir vamos refletir os impactos positivos e negativos da inteligência artificial em nosso dia a dia!
Influências positivas
Sem dúvidas, quando usada de forma adequada e moderada, a IA pode nos ajudar a melhorar a comunicação, a ter novos aprendizados e ter novas possibilidades do uso da tecnologia em nossa rotina. Da mesma forma, quando o assunto é saúde mental, ela também impacta positivamente, já que abre novas portas para tratamentos que podem auxiliar os profissionais de psicologia, como aplicativos de saúde mental, chatbots de suporte emocional e até tecnologias que podem ajudar na detecção de sintomas de alguns problemas.
Além disso, a IA auxilia a possibilitar novas modalidades de tratamento, como a terapia online. Ela realiza consultas para pacientes que desejam cuidar da sua saúde mental sem a necessidade do deslocamento. Tudo isso, sem dúvidas, agrega muitas vantagens como ganho de tempo, economia de recursos e maior conforto e praticidade.
Impactos negativos
Agora que falamos sobre o impacto da IA na saúde mental positivamente, chegou a hora de saber como ela pode influenciar de maneira negativa.
Primeiramente, precisamos falar sobre o uso constante e exagerado de plataformas alimentadas pela IA, que pode causar uma sobrecarga cognitiva. Dessa forma, isso representa a pressão por estar sempre conectado, o que pode aumentar os níveis de estresse e ansiedade. Além disso, o excesso de informações pode tornar o descanso e relaxamento das pessoas mais difícil, impactando diretamente no bem-estar mental.
Da mesma maneira, algumas ferramentas de IA promovem um ciclo de comparação social. Ou seja, personalizam e entregam conteúdos que destacam idealizações. E essas falsas imagens podem acabar intensificando sentimentos de inadequação e baixa autoestima, principalmente entre os jovens que estão mais propensos a esses efeitos.
Por fim, entre os maiores impactos da IA na saúde mental, está o medo de não ser suficiente. Sim, muitas pessoas demonstram certa rejeição quando o assunto é tecnologia e ficam muito apreensivas com medo de serem substituídas por ela. E tudo isso, pode ser potencializado com a grande quantidade de recursos e aplicativos que são lançados com frequência. Aliás, o temor pela substituição, pode causar ansiedade e uma cobrança excessiva que impacta na vida pessoal e profissional.
O que as pesquisas dizem sobre o impacto da IA?
Como você viu acima, a inteligência artificial pode impactar nossa rotina de forma considerável. Mas, o que as pesquisas dizem sobre isso?
De acordo com uma pesquisa realizada pela Microsoft no último ano, 49% dos trabalhadores demonstram preocupação em ser substituído pela IA, o que pode afetar diretamente seu estado emocional.
E isso foi confirmado na Pesquisa Game Brasil (PGB 24), desenvolvida pelos grupos Sioux Group e Go Gamers, em parceria com Blend New Research e ESPM. O estudo mostrou que 56% dos brasileiros apresentam certo temor pelo mundo cheio de ferramentas de IA.
No entanto, o estudo revelou que apesar desse medo, 67,8% dos trabalhadores acreditam que essas plataformas podem trazer bons resultados e deixar as pessoas mais criativas e produtivas.
Equilíbrio é fundamental para amenizar o impacto da IA na saúde mental
É fato que a saúde mental deve ser prioridade na vida das pessoas. Por isso, é preciso estar atento aos impactos causados pela IA ou por outras inovações. Desse modo, o recomendado é buscar inserir a tecnologia de forma leve na rotina e até procurar ajuda profissional para vencer eventuais ansiedades e questionamentos que possam surgir, como citamos ao longo do texto.
De qualquer forma, é sempre importante lembrar que o uso saudável da tecnologia é fundamental para o mundo em constante movimento. Mas é preciso apostar no equilíbrio para ter uma vida saudável perto ou longe das telas e dispositivos.
Se você gostou do nosso texto sobre os impactos da IA na saúde mental, não deixe de compartilhar o conteúdo com quem também possa se interessar pelo assunto.
Além disso, continue de olho em nosso blog, pois em breve teremos novos artigos sobre o tema!