Paula, uma brasileira no México, mãe de um menino e esposa de um homem apaixonado.
Tão apaixonado, que não pensou duas vezes em tornar o desejo da Paula, seu desejo também.
Mas, também, não é de admirar. Porque a Paula é daquelas mulheres persistentes, que sempre querem mais e vão atrás.
E olha que ela foi resiliente. Quando tudo indicava que ela não iria conseguir algo na vida, ela insistia e conquistava. Foi assim com empregos, vagas em cursos de culinária e até na faculdade.
Ser nutricionista e trabalhar com alimentos sempre foi um sonho para ela desde criança e depois que a maturidade chegou, essa vontade apenas foi confirmada.
Mas, a vida sempre reserva surpresas no caminho e enquanto se preparava para começar a estudar, algumas dificuldades surgiram na família e ela precisou adiar esse sonho.
Precisou trabalhar muito, em alguns momentos em dois empregos. Foi demitida de um e depois do outro. Correu atrás e arrumou mais dois empregos e foi através de um deles que conheceu o seu esposo.
Alguns anos de namoro depois, veio o casamento dos sonhos. E depois de dois anos, a razão da vida de ambos: um filho lindo que deseja ser professor.
E não teve jeito, após algum tempo adiando aquele sonho antigo de ser nutricionista, ela teve a oportunidade de realizá-lo. Assim, fez as contas, apertou o cinto e acelerou para conquistar o diploma que significava tanto.
A Paula veio de uma família de mulheres que cozinhavam muito bem. E sabe o que mais tinha naquelas cozinhas? Amor, afeto e muitas histórias.
E desde pequena ela sempre soube que sua vida seria uma aventura. Desde menina, ouvia as histórias das mulheres da sua família, que entre um lanchinho e outro, a inspiraram a ir em busca do que ela mais queria. A mãe e a avó, que já faleceram, lhe ensinaram que o mundo era grande demais para que ela ficasse em um só lugar.
E ao longo da sua vida, cada história contada e construída serviu de inspiração para que ela continuasse. E então, cada uma dessas histórias vieram na bagagem quando ela se mudou para o México, antes da pandemia do covid-19.
O motivo? Morar no exterior e conhecer o México sempre foi um sonho para ela. A cultura e a culinária sempre a encantaram demais. Inclusive, sempre que tinha uma festa entre os amigos, ela fazia questão de levar tacos, guacamole e tantas outras receitas que aprendia na internet.
Foram quase dois anos pesquisando cidades e possibilidades e quis o destino que um amigo do primo do marido conhecesse uma família brasileira em San Luis Potosí, que se ofereceu para ajudar a família da Paula durante a mudança.
Mas não foi tão simples. A maior preocupação da Paula, era ajudar o marido a encontrar um trabalho vantajoso por lá, já que ele sempre se mostrou disposto a acompanhá-la nesta jornada.
E foi justamente esse grande amigo da família que deu um empurrãozinho para que o engenheiro conseguisse vaga em uma indústria mexicana.
Assim, aconteceu a mudança que a Paula tanto queria. O filho ficou empolgado, mas demonstrou medo de não se adaptar. Essa, foi a maior dificuldade que essa mãe encontrou durante a viagem, mas que aos poucos foi se resolvendo, com muita conversa e tempero.
E além da resistência do filho, a adaptação da Paula também teve seus desafios. Ela teve que se ajustar a novos ingredientes e hábitos alimentares, equilibrando sua paixão pela comida com os princípios da nutrição. Ela se viu desafiada a encontrar maneiras criativas de incorporar os sabores do Brasil em sua nova vida no México, criando pratos versáteis que refletiam sua jornada e as preferências da sua família.
Mas, desde que chegou ao México, ela foi envolvida por uma sinfonia de aromas e cores. As feiras locais exibiam uma infinidade de frutas tropicais exóticas, legumes vibrantes e especiarias que faziam seu coração dançar de alegria. Ela mergulhou de cabeça na culinária mexicana, aprendendo com as donas de casa locais os segredos por trás de pratos tradicionais mexicanos como pozole, tacos e chilli.
Hoje, nos recantos da bela cidade, ela encontra um calor reconfortante que a faz lembrar do Brasil. A paixão pela culinária continua presente. Seu sonho é abrir um restaurante. Enquanto isso, segue atendendo suas clientes de maneira online e já até usou sua experiência como nutricionista na comunidade local, para ajudar as pessoas a adotarem hábitos mais saudáveis, através de um workshop de nutrição.
Se pensa em voltar? A resposta é não. A Paula encontrou o lugar que queria, mas ainda tem muita coisa para conquistar. A principal, sem dúvidas, é o restaurante, que virou um sonho da família toda. Até do filho, que dia desses cogitou trocar o desejo de ser professor para ser chefe de cozinha.
Quem sabe? O futuro com certeza dirá. Mas, uma coisa é muito clara. Essa mulher brasileira que vive no México e que batalhou tanto para ajudar a família, estudar e construir um futuro não vai desistir.
A sua jornada a levou além das fronteiras e através de novos sabores e experiências, ela promete manter viva a chama daquela família de cozinheiras. Para isso, já tem as receitas da mãe e da avó guardadas para colocar em prática quando o destino quiser.
Mas, e aí qual o segredo dessa receita de sucesso? Qual ingrediente fez essa brasileira que vive no México se sentir tão feliz mesmo longe de casa?
Sem dúvidas, foram as pessoas. Desde os amigos que ajudaram no Brasil, a família do esposo e os novos parceiros que ela conheceu do outro lado do mundo e foi construindo pouco a pouco amizades duradouras e memórias muito preciosas, que a presenteiam com a sensação de estar em casa. Afinal, é como ela mesmo diz “Lar é onde meu coração está, sendo assim, continuarei aqui”.
Gostou de conhecer essa crônica de uma mulher brasileira no México? Então, compartilhe a história da Paula para que outras mulheres possam se inspirar também!
Além disso, continue acompanhando o nosso blog para ler novos conteúdo em breve!
*Por questões de privacidade, utilizamos nomes fictícios para contar esta história.